Zagueiro Cosme David concede entrevista exclusiva ao Nagalera.

Alô diretoria! comecem a buscar jogadores que cheira a títulos e busca sempre ganhar - disse o zagueirão.

Zagueiro Cosme David concede entrevista exclusiva ao Nagalera.
Foto: Nagalera FC - Jackson Monteiro

Nagalera: Você como zagueiro, na várzea, que é mais difícil, devido a irregularidades de campo, como consegue manter a calma e a classe para sair jogando e até na marcação?

Cosme David: Fala meu irmão Jackson , Irmão primeira coisa no futebol que aprendi é ter personalidade e ser responsável, minha posição no futebol é uma parte do campo de total responsabilidade, sou zagueiro clássico as vezes confundido como zagueiro que brinca na zaga, mas não é nada disso tenho total responsabilidade, sobre os campos irregulares temos que ter um bom controle de bola, um domínio impecável, na marcação procuro sempre antecipar o pensamento dos atacantes, treinar para estar sempre bem fisicamente.

Nagalera: Sua altura influencia muito para ganhar as bolas de cabeça e porque você não tem gols de cabeça na várzea, e sempre vai para área?

Cosme David: Sobre altura acho que influência um pouco, mas eu procuro aperfeiçoar sempre o salto, sou alto, saindo do chão chego a alcançar um metro, onde vejo jogadores altos que não alcança essa altura. Gols de cabeça na várzea tenho vários, pena que o Nagalera chegou depois, essa é uma jogada forte minha, sempre vou nas áreas adversárias, e dou muito trabalho aos goleiros.

Nagalera: Qual o melhor treinador de várzea para você e qual o melhor que você já jogou?

Cosme David: O treinador hoje na várzea é Robin do Boca Juniors Mata Escura, vou lhe dizer porquê... Ele é uma cara que tem opinião própria, não precisa de jogador nenhum para escalar o time. O melhor treinador que já joguei foi o Professor Paulo Ferreira, da CEFAB – São Marcos, eu tenho o maior respeito por Paulinho, ele é um cara que tem visão ampla do futebol, não tem amor por jogadores e por isso é multicampeão.

Nagalera: Qual jogador que se você pudesse, sempre teria no seu time?

Cosme David: Sou muito suspeito em falar desses caras, na verdade são dois e por incrível que pareça são dois irmãos, amo jogar com Chorinho e Eliomar. Se eu pudesse jogaria em todos os lugares, com eles dois, dois caras verdadeiros e puros de coração, que não desfaz de ninguém e nem falar mal, só gostam de ganhar e fazer história por onde passam, falo por que tenho vários títulos ao lado dos dois.

Nagalera: Algum momento você achou que vingaria em algum time grande profissional?

Cosme David: Eu em alto nível joguei em alguns clubes de potência e sempre fui visto com outros olhos, porém só tive êxito nas divisões de base, quando tive oportunidade de jogar profissional foi em times pequenos, mas quem joga em base sempre almeja times grandes. 
Mas achei sim, que teria um grande êxito em um grande clube, porém sempre fui só na minha carreira e nunca tive ninguém para lutar junto comigo, talvez nos tempos de hoje com os conhecimentos que tenho teria uma chance maior em times grandes.

Nagalera: O que você acha da galera que bate 25, 26, 27 anos e ainda sonha em atuar profissional?

Cosme David: A galera que tem uma idade acima dos vinte cinco anos, eu digo que nunca é tarde para quem sonha e luta pelo seu objetivo, porém tem que ser diferenciado para ter uma visão melhor dos clubes profissionais. Preconceito de idade é só no Brasil, por isso a Europa estar anos luz a frente do Brasil.

Nagalera: Quem foi o melhor parceiro de zaga que você já teve?

Cosme David: Foi o Jeferson, hoje atua pelo Paraná Clube, ganhei muitos títulos ao lado dele e nós jogando juntos fazíamos uma dupla perfeita. Tem um cara que joguei pouco, mas casamos muito bem, Rafael Macaco, mas com Jeferson ganhei muitos títulos, por isso digo que ele foi meu melhor parceiro.

Nagalera: Como você ver a várzea hoje? o nível apresentado, a vaidade e os jogadores que preferem likes do que títulos?

Cosme David: A várzea hoje estar muito crescida em termo de marketing, alguns patrocínios, os campeonatos estão bem melhores em termo de organização, essa evolução se deve muito ao Nagalera, só acho que a prefeitura poderia olhar mais para várzea de Salvador pois a várzea movimenta muito os comércios da cidade.

O nível está elevado, muitos jogadores a cima da média, times bem estruturados, isso é bom. O que deixa a várzea um pouco chata é essa coisa de vaidade, muitos jogadores que não tem história achando que é o melhor do mundo, sobre esses jogadores que preferem likes... melhor ficar no marketing do time para não atrapalhar os guerreiros que lutam, para alcançar títulos na várzea e os diretores que dão tudo e fazem até o impossível para buscar somente um título.