Ideal FC

Desde 1983 fazendo festa!

Ideal FC
Foto: Nagalera FC

Ideal Futebol Clube - Salvador/BA 

Fundação: 1983
Presidente: André Francisco O “Paré”
Patrocinadores: Vereador Beca, Maxcred, Deposito de bebidas Murilo e a Comunidade Local.
Competição: Campeonato Liga Regional – Campeonato Liga Lesa – Campeonato Liga Barragem – Campeonato Liga Jaguar – Campeonato Liga Vila Esperança – Copa Itinga – Copa Lauro De Freitas Sub-17 – Copa Arena Regional Sub-17 – Copa União De Masters.
Títulos: 01 Campeão 2019 Liga Regional – 01 Vice Campeão 2018 Liga Regional – 02 Vices Campeão 2018/2019 Liga Vila Esperança – 01 Vice Campeão 2018 Liga Jaguar – 01 Vice Campeão 2017 Liga Barragem – 01 Campeão Copa Sub-17 em 2018 Arena Regional – 01 Campeão 2018 Copa União de Masters.
Grandes jogadores: Keno, Elias Lima, Tiago Demônio, Duda Cavalo, Chorinho, Uelton, Ruan, Marquinhos MV10, Mateuszinho, Heider, Alex Santos, Helder Bahia, Mitú, Beto Barbeiro, Gabriel, Duebert, Tiago Lisboa, Alisson Bruxa, Miller, Nanau, Léo B. Mata, Bubuca, Diego, Vicente Soares, Gustavo Pacaia, Carlinhos Porco, Galope, Dai, Nilton, Boca de Peixe, Elias Lopes, Val Cabecinha, Deilton e Zé Roberto.
Primeiro jogo: Ideal 3x1 São José (retorno em 2012)
Primeiro gol: Duda Cavalo (retorno em 2012)
Curiosidades: A rua Ideal sempre foi palco de eventos e recreações, tudo com recurso e ideias dos próprios moradores local. Sempre respeitando a vizinhança e os visitantes, a rua tem ou já teve Banda Reggae Ideal, Ensaio da Rua Ideal, Arrastão da ideal, Lavagem da Ideal, Time Palmeiras Ideal, Time Reggae Ideal, Time Ideal, Time Real Ideal, etc, tudo idealizado conservando uma identidade. E na Década de 80, o principal rival do Ideal era o Santos FC do Final de linha de Sete de Abril, Hoje na atualidade o Ideal tem como seu principal rival o Raça FC, da rua 6 de Janeiro de Sete de Abril.

Não se sabe o muito e nem o tudo sobre o início do Time Ideal em 1983, más o pouco que se sabe é que o time foi criado e representado pelos dirigentes Carlinhos Porco, Val Cabecinha, Zé Roberto e Deilton, e que esse mesmo time manteve-se ativo apenas por no máximo 4 anos, e o seu nome Ideal, homenageia a origem da rua, localizada no bairro de Sete de Abril, Salvador-BA. Assim, com seu uniforme Azul Celeste com Detalhe Branco e Preto, o objetivo do time era a competição local, chamado de campeonato de Sete de Abril, no Campo 13 de Maio. Em alguns relatos, falam-se que o Ideal teria sido campeão de uma dessas edições da competição em que participou nesta época, porém sem reconhecimento e sem registro pela liga atual (Lesa). Más o time já tinha conquistado fãs e seguidores, sendo um desses o garoto de 10 anos Apelidado de Paré, que, em um futuro não muito longe viera a resgatar o Time Idealista.

A outra situação é, que até hoje, não existe uma resposta convincente e nem o porque, o time Ideal e seus dirigentes da época foram sub divididos, e da divisão do Ideal em dupla oposição, criaram os Times Azul & Branco e o Time 13 de Maio, deixando assim a marca Ideal fora do cenário da várzea por muitos anos.

Então, em 2011, cujos 23 Anos depois, André “Paré” teve a atitude de resgatar o Time Ideal, e a tarefa de reconquistar sua torcida, que seria batizada de Torcida Idealista. Não foi simplesmente fácil, já que a comunidade da rua ideal já tinha suas paixões passageiras do decorrer dos anos como  times do Reggae Ideal, Palmeiras Ideal, Azul & Branco e Sport, más tava valendo, até porque a comunidade vinha carente e com saudade do seu futebol local e a maior transformação do time ideal foi em seu uniforme, com sua badala cores Verde Limão e Preto, que logo caiu nas graças da torcida e de seus dirigentes. Claro que tudo teve que ter suas logísticas e marketing e assim o Ideal foi para sua primeira tarefa em março de 2011, um amistoso no Município de Amargosa no Estádio de Amargosa, contra o Time Palmeiras, da mesma cidade. O Resultado não foi positivo e o retorno do Ideal foi marcado com uma derrota por 2x1, más o positivo disso tudo foi o entusiasmo de todos e as ideias para o avanço idealista e assim veio o primeiro convite da Liga Lesa para o Ideal participar de sua competição no primeiro semestre de 2012, assim aceite, o Time do Ideal montou seu elenco, tendo como comissão técnica Nego Jota e Cesar da Fonte, estreou contra o Time do São José, e Vencera por 3x1, marcando seu retorno em competições validas na várzea.

Ainda Hoje, na atualidade, o time Ideal tem André “Paré” em sua liderança, seguido pelos seus diretores, tais como: Alex Francisco, Julivan Ramos, Luiz Sargento, Edson Santos, Dadal Kebradeira, Gerry Sales, Alexandre Ferreira, Eduardo Galope, Zé do Gobi, Rogério Di Paula, Orlean Santos, Denis Santos, Roninho, Florisvaldo Ema, Marcilio, Morango, Laercio Lapa, entre outros coligados. Más que fique claro, o Time é da comunidade e as portas sempre abertas para os que venham administrar com seriedade e competência. Assim é o Ideal.