Como dois mais dois são quatro, todo mundo sabia que a várzea voltaria antes das eleições. Segunda-feira os campos estarão liberados.

Cada campo de Salvador é palanque de vereadores, e não seria o Coronavirús que mudaria essa história, o Prefeito liberou!

Como dois mais dois são quatro, todo mundo sabia que a várzea voltaria antes das eleições. Segunda-feira os campos estarão liberados.
Foto: Nagalera FC / Créditos: Genivaldo Matos

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou, na manhã desta sexta-feira, nova medidas que flexibilizam a prática de esportes na cidade. Segundo o prefeito, estão liberadas as práticas esportivas coletivas nos campos e áreas públicas de Salvador, além de praias e parques.

As práticas esportivas estavam suspensas na capital baiana por conta das medidas para evitar a disseminação do Coronavírus. Tanto é que os principais campeonatos de bairros da cidade, foram suspensos e/ou cancelados, mas os “babas” estavam acontecendo e partidas amistosas clandestinas também, algumas até apostada.

Sobre a liberação dos campos, O Nagalera procurou ouvir as pessoas que fazem o futebol amador na cidade, como diretores de Liga e  presidentes de time, um deles foi o Marcelo Pinto, presidente do Real Sussuarana, que disse o seguinte:

“Creio que está dentro do planejamento natural de abertura, de acordo com os índices de mortes e de internações em UTI em queda é razoável dar seguimento a flexibilização do isolamento. É claro que existe uma pressão natural pelo período eleitoral, mas os agentes públicos e o prefeito especialmente sempre se mostraram muito preocupado e atento às regras de isolamento, então se ele liberou acredito ter base científica que dê segurança a decisão.”

André Bahia, candidato a vereador de Salvador e presidente do Napoli, achou precipitada a decisão e nos disse que:

"Não deveria ter a liberação, porque se você fala da doença Coronavírus, a qual ela pega no contato, a qual ela pega na saliva, o futebol de várzea é muito aguerrido, o próprio campo faz com que o choque entre os atletas seja maior, devido ao domínio, a bola corrida, você tomba mais, você encosta mais nas outras pessoas, você fala mais na várzea, você reclama mais, o campo é mais apertado, campo de seis, de sete, de oito, no barro, você está sempre em contato direto com várias pessoa, vai ter o teste antes do jogo? 

A liberação dos campos poderia esperar até meados de novembro, por que não temos a vacina. Mas como liberou eu peço que vocês tenham o máximo de cuidado, se estiver com alguns sintomas ou alguém da família infectado não vá para os jogos, se preserve, e vamos para frente que Deus nos ajude."

Vale lembrar que os números atualizados do COVID19 em Salvador, até o fim desta matéria eram 88.743 casos confirmados, 2.602 mortes, 85.890 pessoas recuperadas e 36% de ocupação leitos de UTI.

Alan Jaqueira, vice-presidente da Liga de São Marcos, uma das mais tradicionais de Salvador, quando perguntado sobre a possibilidade de realizar o campeonato ainda esse ano, respondeu que como houve a liberação hoje, teria uma reunião da liga com os times para ver a possibilidade de iniciar agora ou retornar a programação normal, em 2021. Até porque o campo passará por uma pequena obra, para a melhoria do piso do campo.

Procuramos no site da Prefeitura de Salvador o protocolo que as ligas devem adotar para a realização das partidas, mas até o fim deste expediente o último protocolo era: PROTOCOLO - 25/09/2020 A REABERTURA DOS PARQUES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE SALVADOR Disponivel no link: http://www.informe.salvador.ba.gov.br/coronavirus/images/protocolos/Book_Protocolos_SET20_Novo.pdf em 16 de outubro de 2020 as 18:41 hr

"Eu a muito tempo atrás falei que, perto da eleição iriam liberar os campos, muitos políticos ganham votos nele. Daniel Neto" Presidente do Tamo Junto – Castelo Branco.

E você fã do Nagalera, qual sua opnião sobre esse assunto?